Deixe a pele do rosto livre de problemas

Soluções caseiras fáceis que eliminam cravos, espinhas, herpes, marcas de picada de insetos e até queimadura de chapinha

Espinhas e herpes
Você acordou animada com a festa que terá mais tarde. Mas olhou no espelho e lá estava aquela bolinha vermelha, que ainda tende a crescer.
O que não fazer? “Nunca esprema, pois aumentará a inflamação”, adverte Lucienne de Souza, cosmetóloga do Spa da pele.

Soluções para espinhas
Para reduzir o inchaço, compre extrato de própolis (à venda em casas de produtos naturais), molhe um pedaço de algodão nele e aplique na espinha. “Faça uma camada bem fina com o produto. Retire com água assim que secar”, ensina Lucienne. Enquanto a região permanecer molhada, a própolis estará agindo”. Repita a operação quantas vezes achar necessário, até obter resultado satisfatório.

Soluções para herpes

A ação anti-inflamatória da própolis é tão poderosa que ameniza, inclusive, os sintomas da herpes labial, como a vemelhidão. porém, o produto não cura as causas do problema que, em geral, estão relacionadas à baixa imunidade. Então, procure um médico. “Para evitar e amenizar o quadro, invista numa boa alimentação e equilíbrio emocional”, diz a dermatologista Karen Lutfi.

Queimaduras leves

Com chapinha
Se você encostou rapidamente a peça quente na pele e não ficou com o uma queimadura profunda, a solução está na sua cozinha. Quebre um ovo e separe a clara da gema. “Em seguida, aplique uma quantidade de clara suficiente para cobrir a região que sofreu a queimadura”, orienta Lucienne. Espere alguns minutos. Assim que a clara secar, lave a região. Se o machucado continuar ardendo, repita o processo.

Por que funciona? “Por ser rica numa substância chamada albumina, a clara do ovo consegue restaurar a pele, acalmá-la e evitar a formação de bolhas”, garante ela.

Na depilação do buço
Neste caso, tudo depende do tipo de queimadura. Se foi resultado da alta temperatura da cera, repita imediatamente o processo feito no acidente causado com chapinha. A cera arrancou uma parte da pele e causou uma mancha na região? o cuidado deve ser maior. “Diante desse quadro, espere a pele se recuperar para aplicar um produto capaz de tirar o pigmento da região”, diz Lucienne.

Opte por cremes que reduzem a formação da melanina e devolvem à pele a cor normal. Escolha entre os que têm os ativos belides, azeloglicina ou embilica na formulação.

Cravos
Fuja deles!
A limpeza de pele sempre é a melhor saída para acabar com os cravos. Mas você tem outras duas ótimas opções para amenizar os incômodos pontinhos pretos sem sair de casa. “Uma é lavar o rosto de manhã e  noite com sabonete à base de enxofre e ácido salicílico”, sugere a dermatologista Karen lutfi. Outra saída: fazer máscara (receita abaixo) de argila em pó e alpiste moído (sim, aquele usado para alimentar pássaros). “A combinação faz uma microesfoliação na pele, removendo cravos maiores”, garante Lucienne.

A receita
Misture 2 colheres (chá) de argila com; 1 colher (café) de alpiste. Adicione pouca água até formar pasta. Aplique no rosto limpo e só retire quando ela secar. “Enquanto remove o produto com água, faça pequenos movimentos circulares”, ensina a cosmetóloga. depois, use seu hidratante facial de costume. Faça isso uma vez por semana.

Dica: se você tem a pele manchada, escolha argila branca. Para poros dilatados, vá de argila verde.
Quer apenas prevenir? Mesmo que não tenha cravos, aplique toda semana a máscara com argila, mas sem utilizar o alpiste.

Manchinhas

Espinha
Não resistiu e espremeu? “Aplique própolis na região. Porém, desta vez, com água gelada, que tira o inchaço”, explica Lucienne. Você deve embeber a gaze na solução de própolis e enrolar o tecido em uma pedra de gelo. Segure-o na espinha por alguns minutos até sentir que ela começou a desinchar. Agora, se a espinha secou e mancha não foi embora, aposte em cosméticos com poder cicatrizante. Ou seja, com a substância retinoide na fórmula. E não se esqueça do protetor solar para não piorar a mancha!

Tintura
Coloriu os fios, lavou a cabeça e uma linha escura insiste em tingir testa e orelhas? A solução: aplique o creme de cabelo que costuma usar na região. Por cima, passe algodão embebido em vinagre até a mancha desbotar rapidamente. Para finalizar, limpe a área com água.

Picada de inseto
Assim que perceber a mordida do mosquito, passe algodão embebido em própolis para acabar com a coceira e o inchaço. se a mancha permanecer, esfregue suavemente na picada a argila utilizada para eliminar os cravos. “Ela acelera a circulação sanguínea da região, eliminando a mancha com rapidez”, garante a cosmetóloga.

Fonte:
Portal Mdemulher